Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Nossa Senhora de Guadalupe



O milagre desafia a Ciência a quase 500 anos!

No dia 12 de Dezembro de 1531 um índio chamado Juan Diego desdobrou o seu poncho cheio de rosas na presença do Bispo do México (Dom Zumárraga). Rosas de Toledo brotadas no México em pleno Inverno!… Não obstante apareceu no manto rústico a imagem da Virgem morena, menina, Mãe do Céu, vestida como a Rainha dos Astecas, que o índio havia dito ao bispo ter visto. Desde então a imagem permanece sem explicação pela razão ou pela ciência.

Inexplicável Preservação

O poncho do índio, chamado ayate, foi confeccionado num tear simples, feito de cacto. Um tecido de tão má qualidade deveria ter se desintegrado em, no máximo, 20 anos. Até mesmo prata, ouro ou bronze não duram mais que um século. O facto de ter resistido sem perder a qualidade da imagem por quase 5 séculos é por si só um milagre.

Por muito tempo a imagem esteve exposta, sem qualquer protecção, a fumo de velas, humidade das igrejas, contacto com as mãos ou lábios dos fiéis, estampas, medalhas, terços, entre outros, que deveriam ter destruído o tecido.

Derramamento de Ácido

No ano de 1791, quando peritos estavam limpando o ouro que enquadrava a imagem, foi derramado água régia para corroer metais (50% de ácido nítrico e 50% de ácido clorídrico) no lado superior direito do tecido. Num intervalo de 30 dias, sem nenhum tratamento, o tecido se reconstituiu milagrosamente.

Ficou apenas um vestígio, uma leve mancha como de água, no lado esquerdo da jovem e salpiques em vários outros lugares. A análise química confirma: é ácido nítrico.

Atentado

O anarquista espanhol Luciano Perez, no dia 14 de novembro de 1921, colocou ao lado da imagem um arranjo de flores, dentro do qual havia uma bomba. Ao explodir, tudo o que estava perto ficou seriamente danificado. Uma cruz metálica, que ficou dobrada e hoje se conserva no templo como testemunha do poder da bomba. A imagem da Virgem não sofreu nenhum dano.

Análise da Pintura

Pintores e até cientistas da NASA analisaram a imagem e não conseguiram explicar a origem das tintas empregadas.

O cientista austríaco Richard Kuhn, duas vezes Prêmio Nobel de Química em 1938 e 1945, declarou que os pigmentos corantes da imagem não pertencem nem ao reino vegetal, nem ao animal, nem ao mineral. Logo, sua origem é sobrenatural e, portanto, milagrosa.

Mauel Garibi, um perseverante examinador da pintura, resume assim a estranheza dos investigadores, principalmente quanto ao dourado que aparece nos perfis do vestido, nas quarenta e seis estrelas, nos arabescos e nos 129 raios de sol..

"O dourado é transparente e sob este se vêem os fios do poncho. E como não exista nenhum material que seja transparente, nem sequer o cobre e o ouro, elementos indispensáveis para que o homem possa executar um dourado. Esse dourado, dotado de transparência, não pode ser obra humana".


Ainda mais intrigante é o facto da coloração não está nem na frente e nem no verso, as cores flutuam a uma distância de três décimos de milímetro sobre o tecido, sem tocá-lo!

A Imagem de Guadalupe Está Viva!

A imagem conserva a temperatura constante de um corpo vivo. Um dos médicos que analisou o ponche colocou seu estetoscópio embaixo do cinto que a Virgem possui e escutou batidas que em ritmos se repete a 115 pulsações por minuto, igual a um bebê no ventre materno.
Em 24 de Abril de 2007, logo depois da decisão do México de legalizar o aborto, quando fiéis fotografaram a imagem apareceu uma intensa luz do ventre da virgem no formato de um embrião.

O engenheiro Luis Girault, que examinou a imagem, confirmou a autenticidade do negativo e especificou que não foi nem modificado nem alterado. Ele revelou que a luz não provinha de nenhum reflexo, mas saia literalmente do interior da imagem da Virgem. A luz era muito branca, pura e intensa, muito diferente dos clarões fotográficos habituais, produzidos pelos flashes. Esta luz era envolvida por um halo com a forma de um embrião. Examinando ainda mais precisamente esta imagem, distingue-se no interior do halo certas zonas de sombra que são características de um embrião humano no seio materno.

Os Olhos Estão Vivos

Ao acercar luz sobre os olhos, a retina se retrai e ao retirar se dilata, como ocorre em um olho vivo.

Diversos oftalmologistas que puderam examinar a imagem, (tais como: Dr. Rafael Torrija Lavagnet, Dr. Torroella Bueno, o Dr. Guillermo Silva Rivera, o Dr. Ismael Ugalde Nieto, o Dr. Jayme Palacios, o Dr. Charles J. Wahlig e o Dr. Joseph P. Gallagher), aos poucos foram descobrindo que havia algo de extraordinário nos olhos.

O Dr. José Aste Tonsmann, especialista em engenharia de sistemas ambientais pela Universidade de Cornell (EUA) submeteu a pintura ao processo de digitalização, que consiste em dividi-la por meio de computador, em microscópicos quadradinhos, de maneira a caberem 27.778 em cada milímetro quadrado. Cada um deles foi depois ampliado 2.000 vezes, dando então a possibilidade de serem vistos pormenores imperceptíveis a olho nu.

Analisando essas imagens obtidas percebeu-se que nos olhos da virgem está toda a cena do dia em que foi aberto o manto, revela o bispo, Juan Diego, duas famílias e ainda outra pessoas.






Os cientistas também descobrem estarrecidos que há circulação arterial nas pálpebras da imagem!

Chegaram a conclusão que não existe técnica no mundo de pintura que conseguisse pintar olhos com tamanha perfeição anatómica e microscópica. Portanto os olhos da Virgem de Guadalupe tem características dos olhos de uma pessoa viva.

A Estrelas no Manto da Virgem

De acordo com o Dr. Juan Homero Hernández Illescaz se comprova, com exactidão, que as estrelas visíveis no Manto reflectem a exacta configuração e posição que se apresentava o céu do México no dia em que aconteceu o milagre, dia 12 de dezembro de 1531.




A Imagem e o Apocalipse

A imagem de Guadalupe é a própria visão do que está escrito em Apocalipse 12,1.2:

"Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida..."

Sinal de Conversão

Junto ao ventre da virgem está uma flor (náhuatl), A "Nahui Ollín", de quatro pétalas, que para as antigas culturas mesoamericanas representava a presença de Deus, o centro do espaço e do tempo. Com a "Nahui Ollín" em seu ventre, a Virgem de Guadalupe confirma aos indígenas que é a mãe do Deus verdadeiro, Jesus Cristo. É precisamente a parte mais importante do ayate de Juan Diego.

A Virgem de Guadalupe é portadora de uma mensagem Cristocêntrica que os indígenas puderam compreender imediatamente, por isso se constitui na primeira e mais importante evangelizadora da América, levando à conversão 8 milhões de astecas.


A que Esmaga a Serpente

É muito simbólico o significado do nome Guadalupe. Helen Behrens, uma das maiores especialistas no assunto, analisando textos originais dos índios, que datam da época das aparições, concluiu que a Mãe de Deus se apresentou com as palavras indígenas"‘te coatlaxopeuh’ (pronuncia: “te Quatlasupe”), que significa "Aquela que esmaga a serpente de pedra".

A propósito disso, cabe lembrar a passagem da Sagrada Escritura em que Deus, dirigindo-se à serpente, diz: "Ela (a mulher) te esmagará a cabeça" (Gen. 3, 15).
Maria é a nova “mulher”. Não é por acaso que Jesus chama sua mãe de “mulher”, numa clara alusão a “mulher” do Génesis.

O povo Asteca era politeísta, entre os seus deuses estava a serpente, era uma religião na qual ofereciam sacrifício humano, jovens rapazes e virgens foram sacrificados e seus corações oferecidos aos deuses.

Assim, nos primórdios da história do Novo Mundo cumpriu-se literalmente a profecia divina: Nossa Senhora de Guadalupe esmaga a serpente de pedra, o horrível ídolo diabólico sedento de sangue humano!

A Imagem, com todas as suas maravilhosas características, assim como a conservação do tecido, se constitui um incontestável Milagre. Sem explicação pela Ciência!

Como aconteceu:







Para aprofundar:
http://oepnet.sites.uol.com.br/resposta_criticasguadalupe.htm
http://oepnet.sites.uol.com.br/nossasenhora.htm
http://www.clap.org.br/artigos/guadalupe/g_quemens.asp
http://www.fimdostempos.net/guadalupe_aborto.html

10 comentários:

  1. Muito bom o texto. Em Brasília está tendo uma excelente exposição sobre o Santo Sudário, com a parte científica parecida com o seu blog e outras coisas (percuso histórico, imagem de bronze, holograma...). Me disseram que querem organizar uma sobre milagres eucarísticos e outra sobre o Manto de Guadalupe! Espero que ambas ocorram e sejam tão edificantes quanto a do Sudário.
    Viva a Virgem de Guadalupe!
    Henriques

    ResponderEliminar
  2. Ha alguns dias recebi um PPS de una amigo, e ele falava da Virgem de Guadalupe e pesquisando no google encontrei este artigo. Assisti os dois védeos e confesso que enchi meus olhos de lágrimas quando Juanito abriu seu manto tudo parecia tão real. Deus abencôe a quem fez esse vídeo ele é uma obra divina assim como a Virgem de Guadalupe. Parabéns dou Graças por ter tido esse previlégio de conhecer essa que para mim é a mais bela e intrigante história (e verídica).
    Paulo Luciano Correia (paulo placas) Mamanguape-Paraíba- Brasil

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada Paulo, eu tb amo essa história e acho o filme belíssimo também, por essa razão eu postei aqui no blog! A Paz!

    ResponderEliminar
  4. I wish very much to have your website translated. Please tell me how I can have this done.

    ResponderEliminar
  5. Hello my friend! My website have the google tool for translations. If you are interested in a specific article, tell me, I can do the translation for you. God bless!

    ResponderEliminar
  6. Fiquei totalmente impressionada. Principalmente com as revelacoes dos cientistas!

    ResponderEliminar
  7. Nossa, a cada dia que pesquiso descubro novas revelações sobre essa história linda, que inspirou meus pais no meu nascimento, parabéns pelo Blog! Ler os seus textos me fez sentir especial por ter o mesmo nome de uma Mulher tão iluminada! Bjoss

    ResponderEliminar
  8. Hoje é dia de N. S. de Guadalupe? Sério? Alcancei uma grande graça e pedimos sua intercessão sem ao menos saber que assistiríamos uma missa celebrada pelo Papa, transmitida pela Canção Nova, em sua honra e devoção! Louvado seja Deus! Oh Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!!!

    ResponderEliminar
  9. Os Milagres de Nossa Senhora continuam a acontecer em nossos dias e tendem a aumentar ainda mais como predisse São Luis de Montfort, enquanto nos aproximamos da Segunda Vinda de Jesus. Exemplos são Medjugorje, Jacareí, etc...

    ResponderEliminar
  10. Magnífica Virgem das virgens que desceu dos céus para acabar com os sacrifícios pagãos que levavam à morte jovens inocentes. Nossa Senhora de Guadalupe habitará junto a nós para sempre. Um dia ei de visitar a Igreja e ver a Virgem com meus próprios olhos. Amém.

    ResponderEliminar

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.

Muito obrigada pelo comentário.

Taiana de Maria